O QUE SÃO PRÓTESES DENTÁRIAS?

São dispositivos que permitem substituir dentes e outras estruturas orais (gengiva e osso) com o restabelecimento da função estética, fonética e mastigatória. Estas dividem-se em próteses removíveis e fixas.

O QUE SÃO PRÓTESES TOTAIS REMOVÍVEIS?

Se perdeu todos os seus dentes naturais, as próteses totais podem substituir os seus dentes e o seu sorriso. Aprótese total convencional é feita e colocada na boca do paciente após a remoção dos últimos dentes presentes na boca e assim que os tecidos estiverem cicatrizados, o que pode levar alguns meses. Uma prótese total imediata é inserida na boca assim que se removem os dentes remanescentes. Com este tipo de próteses, o paciente não tem que passar nenhum período sem dentes, mas vai necessitar de a reajustar passado poucos meses.

a1

Prótese total convencional superior e inferior

a2

Prótese total convencional superior e inferior colocada na boca

O QUE SÃO PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS?

Em situações de ausência de alguns dentes e em que os dentes remanescentes são saudáveis pode optar por este tipo de prótese. É uma prótese removível de estrutura metálica ou acrílica para suporte de dentes artificiais, destinada a restabelecer as funções orais (mastigação, estética, fonética), assim como a estabilização e prevenção de outros problemas nos dentes remanescentes.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA PRÓTESE PARCIAL ESQUELÉTICA E UMA ACRÍLICA?

A prótese parcial esquelética é uma prótese com uma base metálica individualizada, feita sobre um molde e cujo esqueleto (estrutura) pode apoiar sobre a gengiva e os dentes. A prótese acrílica é construída predominantemente em resina acrílica e apoia apenas sobre as gengivas, apesar de poder ter partes metálicas pré-formadas em metal para retenção (ganchos) ou redes e barras para reforço.

a3

Prótese esquelética

QUAIS SÃO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UMA PRÓTESE ESQUELÉTICA EM RELAÇÃO A UMA PRÓTESE ACRÍLICA?

A prótese esquelética tem a vantagem sobre a prótese acrílica de ser mais resistente e mais higiénica, como é uma prótese com uma base metálica pode também ser de menor espessura do que a acrílica e, por isso, ser mais confortável. Ela tem também a vantagem de ter melhor suporte do que a prótese acrílica, o que impede o seu afundamento na gengiva. No entanto, tem a desvantagem de envolver orçamentos mais elevados do que as acrílicas, devido aos custos do material utilizado e do procedimento laboratorial.

a4

Prótese parcial esquelética e acrílica

QUAL A SENSAÇÃO DO USO DE PRÓTESES DENTÁRIAS REMOVÍVEIS?

Próteses novas podem, nas primeiras semanas, ser desconfortáveis até se acostumar à sua presença. As próteses podem parecer soltas enquanto os músculos da mastigação e da língua aprendem a mantê-la no seu lugar. É normal ocorrerem pequenas irritações ou ligeiras úlceras. A saliva pode aumentar nos primeiros dias. À medida que se vai habituando ao uso das próteses estes problemas começam a diminuir. Uma ou mais consultas de controlo com o seu dentista são geralmente necessárias após a inserção de uma prótese.

SEREI EU CAPAZ DE COMER COM AS MINHAS PRÓTESES?

A mastigação exigirá alguma prática. Deve começar com alimentos mais suaves e cortados em pedaços mais pequenos. Deve mastigar devagar e repartir os alimentos pelos dois lados da boca ao mesmo tempo para evitar que as próteses oscilem. À medida que se torne mais habituado à mastigação, comece com outros alimentos até voltar à sua dieta normal.

AS PRÓTESES FAZEM-ME PARECER DIFERENTE?

As próteses podem ser feitas de modo a parecerem-se com os seus dentes naturais para que as alterações na sua aparência sejam muito pequenas e por isso insignificantes e quase imperceptíveis. As próteses podem, aliás, melhorar a aparência da sua face, assim como do seu sorriso.

a5

Prótese superior e inferior colocada na boca

AS PRÓTESES VÃO ALTERAR A FORMA COMO FALO?

Pronunciar correctamente determinadas palavras poderá levar algum tempo e exigir alguma prática. Ler em voz alta e pronunciar palavras difíceis pode ajudar. Se os problemas de fala persistirem deve consultar o seu médico dentista.

QUANTO TEMPO DEVO USAR AS MINHAS PRÓTESES?

O seu médico dentista vai dar-lhe instruções sobre quanto tempo devem as próteses ser mantidas em boca. Durante os primeiros dias, deve estar consciente que as deve usar a maior parte do tempo, incluindo durante a noite enquanto dorme. Após o período inicial de habituação deve remover as próteses antes de se ir deitar. Isto permitirá que as gengivas descansem e promova a saúde oral.

DEVO USAR FIXADOR (ADESIVO) DE PRÓTESE?

Adesivos para próteses podem proporcionar retenção adicional em próteses bem adaptadas. Estes adesivos não são a solução para próteses antigas e desajustadas da sua boca, nem devem ser usados sistematicamente. Essas próteses podem precisar de rebasamentos ou mesmo de ser substituídas por outras novas próteses e, se não o fizer, podem originar feridas de alguma gravidade.

POSSO FAZER AJUSTES MÍNIMOS OU REPARAÇÕES NAS MINHAS PRÓTESES?

Pode danificar seriamente as suas próteses e prejudicar a sua saúde tentando fazer ajustes nas mesmas. Visite o seu médico dentista se a sua prótese partiu, rachou, estalou ou se um dos dentes de acrílico se soltou. O médico dentista poderá fazer, em tempo útil, os ajustes ou concertos necessários.

COMO DEVO CUIDAR DAS MINHAS PRÓTESES?

As próteses são muito sensíveis e podem partir com facilidade se deixadas cair mesmo de poucos centímetros. Deve ter uma toalha, um recipiente ou o lavatório com água quando maneja as próteses durante a sua higienização. Quando não estiver a usar as suas próteses mantenha-as afastadas de crianças ou animais domésticos. Tal como os dentes naturais, as próteses também devem ser escovadas diariamente para remover depósitos de alimentos e placa bacteriana. A escovagem ajuda a prevenir que as próteses fiquem com aspecto sujo e ajuda a manter o seu hálito fresco e saudável. É preferível que use escovas próprias para próteses ou uma escova de dentes de cerdas macias. O seu médico dentista poderá recomendar-lhe produtos específicos de higienização de próteses, que deverá comprar na sua farmácia.

AS MINHAS PRÓTESES VÃO PRECISAR DE SER SUBSTITUÍDAS?

Com o passar do tempo as próteses vão precisar de ser reajustadas ou feitas umas novas devido ao desgaste pelo uso normal. As próteses poderão ter que ser substituídas quando começam a ficar soltas na boca e/ou apresentam um significativo desgaste dos dentes. As próteses começam a ficar desadaptadas porque a sua boca vai naturalmente alterando com a idade, perdendo osso e gengiva. Próteses desajustadas, que causam irritações constantes após um longo período, podem contribuir para o aparecimento de feridas, pelo que não deve usar uma prótese desajustada muito tempo.

a6

Prótese desadaptada

QUAL A PERIODICIDADE DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS DE CONTROLO APÓS REABILITAÇÃO PROTÉTICA?

O seu médico dentista deverá aconselhar essa periodicidade. Consultas periódicas de controlo são muito importantes. O médico dentista examinará a sua boca para certificar-se que as suas próteses continuam correctamente adaptadas à sua boca e para procurar sinais de doenças, incluindo o cancro oral.